segunda-feira, abril 01, 2013

Espetáculo inspirado no Caso Isabella Nardoni é cancelado pela Justiça

Espetáculo inspirado no Caso Isabella Nardoni é cancelado pela Justiça

Publicação: 03/03/2013 19:48 Atualização: 03/03/2013 19:55

Foto: André Stefano/Divulgação.
Foto: André Stefano/Divulgação.
O espetáculo Edifício London, sobre a história da garota Isabella Nardoni, teve sua estreia cancelada pela Justiça de São Paulo. A peça da companhia Os Satyros seria encenada pela primeira vez no sábado, à meia-noite, na praça Roosevelt.

O texto é baseado na chocante história da menina Isabelle Nardoni, assasinada aos cinco anos de idade. Os principais suspeitos, o pai e a madrasta da menina, foram condenados pelo júri popular, a 31 anos, 1 mês e dez dias de prisão e 26 anos e oito meses, respectivamente.

A peça tem como propósito lançar um olhar para a nova configuração familiar e afetiva e estabelece um ambiente transitótio entre realidade e fantasia, sem qualquer juízo de valor, de acordo com material de divulgação. "A encenação evidencia os pensamentos filosóficos anteriores às ações dos personagens a propõe uma estética distorcida como analogia aos desajustes e às incompatibilidades dos indivíduos com os meios em que habitam".

A decisão judicial foi publicada na noite da sexta-feira, pelo desembargador Marcelo Fortes Barbosa Filho, da 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. O pedido de cancelamento foi feito por Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella.

O grupo está sujeito a uma multa de R$ 10 mil, se a peça for encenada.

Leia a íntegra da nota divulgada no site do grupo:

"A Cia de Teatro Os Satyros informa que, em respeito a decisão proferida pelo Excelentíssimo Senhor Desembargador Dr. Fortes Barbosa, da 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, a estreia da peça teatral Edifício London, escrita pelo talentoso dramaturgo Lucas Arantes e que teve como ponto de partida e inspiração as peças teatrais Macbeth, de William Shakespeare, Medeia, de Eurípedes, e o caso policial brasileiro que abalou o país e ficou conhecido como Caso Isabella, foi cancelada.

Informamos que serão adotadas todas as medidas necessárias fazer valer o que prescreve o inciso IX, do artigo 5o., da Constituição Federal brasileira, que diz, de forma clara e precisa, que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.