domingo, março 28, 2010

A voz do advogado de defesa dos Nardoni

A voz do advogado de defesa dos Nardoni

Do Estadao

”Clamor popular definiu a sentença”
Rodrigo Brancatelli – O Estadao de S.Paulo
Visivelmente cansado, mas ainda assim com uma expressão de alívio no rosto, o advogado Roberto Podval afirma que a tática da defesa não poderia ser outra. Para ele, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá já entraram condenados no julgamento, “graças ao clamor popular”. Em entrevista exclusiva ao Estado em seu apartamento em Higienópolis, na região central de São Paulo, cerca de uma hora após a leitura da sentença que incriminou o casal, ele elogiou a atuação do rival, o promotor Francisco Cembranelli. “Ganhei um amigo”, disse.
Ao lado de amigos e colegas, Podval brindava na madrugada de ontem o fim de uma semana de trabalho intenso, sem um final feliz para os clientes. Ainda assim, mesmo com o alívio pelo fim dos trabalhos, o criminalista criticou a “vontade de vingança da sociedade”. Durante a semana, ele havia sido hostilizado e vaiado pelo público que compareceu ao Fórum de Santana, na zona norte da capital paulista. Uma pessoa chegou até a tentar agredi-lo. Podval reiterou que não havia elementos para comprovar a culpa de Anna Carolina e disse que continuará na defesa para tentar reverter a decisão de ontem.
O senhor parece conformado, ou até mesmo aliviado depois da sentença.
Não tinha o que fazer, é isso. A situação já estava encaminhada, eles já entraram condenados. Eu tentei fazer o meu trabalho, fizemos algo digno, um belo trabalho. Faz parte do processo, o júri está ali representando a sociedade, representando aquelas pessoas que estavam ali fora. E as pessoas clamavam por um misto de justiça e vingança. Não foi surpresa nenhuma o que ocorreu. O importante é que meu cliente com certeza se sentiu bem representado.
Se o senhor pudesse, faria algo diferente na defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá?
Não, não tinha outra coisa a fazer. A defesa se prende no discurso dos réus, e isso não depende de mim. Eles falam uma coisa e eu não posso mudar isso, não tem outra tática. Na preparação deles, eu falei para os dois: “Vão lá e contem as suas histórias”. Não tinha outra coisa a fazer.
Mas o senhor considera que o resultado poderia ser outro, se a decisão não estivesse nas mãos de um júri popular?
QUEM É
CV: Formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Roberto Podval, de 44 anos, atua como advogado desde 1988. Já defendeu Sérgio Gomes da Silva, o Sombra (acusado de mandar matar o prefeito Celso Daniel), e o ex-cirurgião plástico Farah Jorge Farah, condenado a 13 anos pelo assassinato de uma paciente com quem teve um romance. Entre seus clientes também está o iraniano Kia Joorabchian, investigado por lavagem de dinheiro na parceria da MSI com o Corinthians. É casado e tem três filhos.
Honestamente, acho que é um absurdo o fato de condenarem alguém sem ter provas. A Anna Carolina foi condenada sem provas. O promotor usou o passado dela para falar que Anna Carolina asfixiou a menina, mas realmente não havia provas. Falaram que ela tinha um passado problemático, só isso. Mas absolutamente não provaram que ela asfixiou a garota. Se não fosse júri popular, não tinha condenação. Mas o júri representa a sociedade, né? E a sociedade estava naquele limite entre a justiça e a vingança. Deu nisso. O resultado não seria esse se não fosse o clamor popular do caso.
O senhor ouviu o barulho dos fogos quando foi anunciada a sentença?
Sim, deu para ouvir, sim. É isso, o clamor, essa vontade da sociedade. Mas eu respeito.
E o que o senhor achou do trabalho do promotor Francisco Cembranelli? O senhor não quis falar, não quis dar entrevistas para a imprensa no Fórum de Santana, alegando que o “brilho da noite é de Cembranelli”. Ao mesmo tempo, vocês dois chegaram a discutir no último dia do julgamento…
Olha… (pausa). Ele foi correto. Tudo aquilo faz parte. Eu respeito muito o papel de cada um, e ele fez o papel dele com brilhantismo. Posso dizer que ganhei um amigo.
O senhor chegou a falar com Antônio Nardoni, o pai de Alexandre, depois da sentença?
Sim, sim, ele me procurou depois da sentença.
E o que ele falou?
Ele agradeceu. Foi o que eu falei, não tinha muitas expectativas. A sentença já estava decidida, né? Eu não tinha expectativas, nenhuma. Mas ele agradeceu, ele entendeu que o filho dele foi representado da melhor maneira possível.
O senhor já recorreu da decisão. Continua então à frente do caso?
Sim, claro, vamos continuar

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/03/28/a-voz-do-advogado-de-defesa-dos-nardoni/

6 comentários:

  1. INJUSTIÇA E ALIENAÇÃO = POVO BRASILEIRO

    Que absurdo foi este julgamento do Casal Nardoni. Os argumentos da promotoria, polícia e perícia é para crianças de 10 anos ouvir e acreditar... Mas por incrível que pareça a sociedade engoliu isso!!! Por que? Vou tentar explicar, primeiro, citando algumas argumentações em defesa do casal:

    - Porque não foi feito a perícia no cabelo encontrado na tela de proteção?

    - Porque uma dinâmica do crime não considera provas que não encaixem na dinâmica inventada pela polícia? (já respondi: porque foi uma dinâmica inventada)?

    - Como pode a Jatobá ter visto o carro na garagem, sendo que pela linha do tempo da acusação ela teria que estar no apartamento neste momento?

    - Porque não foi investigado as pessoas moradoras do prédio? É ousadia demais chamar aquele prédio de seguro! De repente se tornou o lugar mais impossível de ser invadido! Se fosse assim, poderiam prender todo mundo lá, já que tem segurança máxima!!! Segurança máxima? Porteiro dormindo, cerca elétrica desligada, câmeras que não gravam...

    - Os policiais que atenderam o crime não conseguiram sequer verificar todo o prédio, pois não
    Tinham a chave de alguns apartamentos e se recusaram a arrombar... Uma varredura que se iniciou 20 ou 30 minutos depois do crime ter ocorrido! Como é possível eles alegarem que seria impossível ter um ladrão baseando-se nesta varredura?

    - Como pode toda uma perícia infalível usar um argumento infalível de linha do tempo, para provar que não havia uma terceira pessoa e que eles estariam no apartamento, tomando tudo isso com base em depoimento de um senhor de idade - Seu Luís, e de um porteiro que relatou estar dormindo na hora do serviço? Porque eles seriam mais confiáveis do que o réu ou a ré?

    - E todos os testemunhos que afirmaram outras coisas, como porta batendo, construção invadida, esses de nada valem? Só vale o que acusa o casal? É isso?

    - E a testemunha que ao relatar a vida do casal na polícia, seu depoimento foi equivocadamente descrito pelo escrivão. No tribunal não de júri que ocorreu, a testemunha nega e diz que o que ele disse foi absurdamente aumentado pelo escrivão!

    - Como negar que seria impossível haver outra pessoa, sendo que uma pessoa poderia sim, ocultar sua entrada no crime, poderia ter se ocultado do próprio casal e fugir na sequencia? Isso é fato! Dizer que isto é impossível num prédio como aquele obviamente é uma piada de mal gosto!

    - As atitudes narradas pelo Alexandre e Ana Carolina Jatobá, com relação a polícia são comuns. Quem já esteve sobre interrogatório policial sabe disso! Agora é desumano fazer isso a um casal
    que acabou de ter o filho morto!

    - Acusa-se o casal de frio? Com que base? Alguém aí sabe como é ter um filho morto e no mesmo dia ser acusado injustamente da morte dele? Como pode criticar algum comportamento deles? A Ana Carolina de Oliveira alega ter entrado em estado de stress agudo, sem condições de entrar em qualquer debate? E eles? Eles foram pressionados pela morte da criança desde o primeiro dia? O próprio pai! Que tipo de reação vocês esperam se não tem base para avaliar?

    - Com todo o respeito a Ana Carolina de Oliveira, mas se a criança tivesse morrido na casa dela e pegassem o histórico de vida de ciúmes ou de baladeira dela, muito provavelmente iriam condená-la, dependendo da pressão que a polícia estivesse sofrendo da imprensa (como foi o que fizeram com os Nardoni)!

    - O que acontece quando a polícia mata um inocente (ela tenta encobrir o crime dizendo que o inocente na realidade tentou matar o policial e o policial agiu em legítima defesa)! O que acontece quando a polícia não encontra um criminoso com a imprensa diariamente criticando o seu trabalho, e delegados arriscados de serem exonerados? O mesmo! Eles arrumam um bode expiatório, quem for mais fácil para acusar! ISSO SIM É FATO Dr. CEMBRANCELLI!!!

    ResponderExcluir
  2. INJUSTIÇA E ALIENAÇÃO = POVO BRASILEIRO (parte 2)


    - Foi fato constantemente divulgado na imprensa na época do crime, que o local não foi corretamente preservado! A imprensa criticava os erros da polícia principalmente por não ter apresentado suspeitos. Aí, do nada, após um depoimento de uma desafeta da Jatobá, o casal é preso e suspeito! O povo é de uma ingenuidade absurda! Ou melhor, não são ingênuos! O povo é alienado! Vai na onda! Acredita em qualquer coisa que é dita na imprensa! Quem conhece a polícia sabe que ela quiz mesmo é se livrar do problema! Teve erros graves que fizeram não achar o verdadeiro criminoso, não havia ninguém a entregar a sociedade, aí pega este depoimento, prende o casal. E depois disso, milagrosamente, começam a surgir provas, coincidentemente com novas visitas de peritos ao local (ja de longe não preservado). Aí periciam tudo o que acusa o casal, e não periciam qualquer coisa que poderia inocenta-los. Aí, fazem esta história de violência absurda, onde necessitaria um ataque violento de duas pessoas ao mesmo tempo, a ponto de ignorarem até a presença de outros filhos, e se manterem em estado de violencia subindo elevador, entrando no apartamento e tudo mais! Muito mais provável seria um deles impedir o ataque violento do outro e não participar assim! Só se fossem realmente duas pessoas muito drogadas, alucinadas, mas este nunca foi o caso deles! Claro! Toda essa violência tem explicação! O cíumes de Jatobá! Ora... Isso para mim só tem uma explicação! A dor de cotovelo da mãe da Isabela! Dissimulada, aparece chorando sem parar, após ficar dias aparecendo sorrindo, conhecendo Xuxa, indo a Show de Padre Marcelo Rossi e tudo mais. Aí conhece a Xuxa, a Perez, e de repente, não para mais de aparecer chorando na TV! Pior! Diz que está em estado agudo de stress, foge da acariação e no outro dia de novo, está o dia todo dando entrevistas!!! Agora ela não teve condições de fazer acariação, mas logo que a própria filha morreu, teve todas as condições para aparecer sorrindo na TV, indo a show, feliz por conhecer a Xuxa e declarando isso!

    ResponderExcluir
  3. INJUSTIÇA E ALIENAÇÃO = POVO BRASILEIRO (parte 3)
    A tese da acusação é totalmente improvável, porém de repente parece mais provável do que a tese, de longe, mais lógica do casal! Uma tese inclusive, mantida sem contradições gritantes durante muitos anos, mesmo sobre pressão terrível da polícia, onde estiveram presos e com os filhos deles sem pai e nem mãe? Porque as pessoas acreditam? Simplesmente porque a imprensa quis vender essa idéia para vender e ganhar com isso! Lógico que um desfecho onde o pai e madrasta matar a menina é mais vendável do que simplesmente um ladrão te-la matado. Que o diga a Veja e os patrocinadores de programas como o da Sonia Abraão, Hoje em Dia e Datena! Além disso, a imprensa se sente na responsabilidade e tem ligações com governantes, portanto, é importante que se mantenha um certo nível de confiança para com a polícia e aí, a imprensa prefere, por via das dúvidas, em nome de ocultar a verdade para a sociedade e manter o poder estabelecido, atacar o casal mesmo, afinal, eles são menos importantes do que a instituição! Seria o caos para os políticos, e lideres dessas instituições, ficar sendo acusado o tempo todo que eles falham, que são amadores e cometem erros grotescos! Seria uma festa para a oposição! Então, vejam, uma oportunidade de transformar este problema em promoção! Acuse o casal e aí você aparece como o delegado que resolveu o problema, que conseguiu enxergar o improvável! E você promotor, aparece também, e eu desembargador e eu governador, enfim... Então é lógico que arrumaram o casal como bode expiatório! Mas para as pessoas, alienadas como são, o que aparece na TV é verdade então é por isso, e somente por isso, que conseguem acreditar numa história totalmente fantasiosa e que afronta a inteligência de qualquer ser humano não alienado que pense por si e não seja apenas um promotor do que a imprensa diz. A tese é totalmente forçada, ignorando outros indícios que não encaixavam eles na cena do crime, mas foi o jeito que a perícia conseguiu encaixá-los na cena do crime. Só forçando muito a barra mesmo!

    ResponderExcluir
  4. INJUSTIÇA E ALIENAÇÃO = POVO BRASILEIRO (parte 4)
    - Uma tese dessa só se torna verdade nacional, graças ao desejo insano da população em geral gostar de tragédias e casos de assassinato terríveis! O que se sente é que o povo torce por isso! Não é a toa que a imprensa (que é um negócio) sabe disso! E coloca foco imediato neste tipo de matéria! A polícia foi muito sábia em enxergar isso para resolver os seus problemas e se livrar do problema! Pobres Nardoni! Foram os bodes expiatórios da vez! Tudo em nome da justiça? Eu não sabia que justiça era manter delegados e delegadas corruptas no cargo, promotores sínicos que apelam e usam da opinião pública para se promover, pessoas que nos custam impostos e que não fazem seu trabalho e sim, apenas procuram defender seus respectivos cargos e, para isso, nem que seja necessário acabar com famílias e iludir outras! Aí uma perícia inegavelmente falha, falhas apontadas por todos no início do caso, agora se torna infalível e se tornam os melhores do mundo, os únicos capazes! Os olhos da perita são melhores do que exames laboratoriais? Qualquer especialista que se preze, sabe que o luminol identifica possível sangue, mas sem DNA, não é possível afirmar nada! Agora a maior parte do sangue (do carro por exemplo) descoberto somente através do uso do luminol não se identifica como sangue de Isabela! E detalhe, eles falam de sangue como se o carro todo tivesse sido banhado em sangue! Não detalham que na relaidade são gotículas encontradas. O que é normal, se vierem na minha casa, esta perita com luminol, vai encontrar muitas gotículas de sangue, de momentos em que me cortei com a faca, ou me machuquei de alguma forma! Mas há interesse em falar isso? Não! Eles só dizem: “TEM SANGUE NO CARRO” Porque a melhor perita do planeta, a única capaz sabe diz! O laboratório não confirma se de Isabela. Mas ela diz! A policial diz que é apenas mais um caso, que tratou o caso com todo o profissionalismo? Ela tinha uma foto de Isabela em porta-retrato na sua mesa na delegacia, ela chama Ana Carolina de Oliveira para jantar em sua casa, ela diz a imprensa em alto e bom som: ASSASSINOS, antes mesmo de qualquer perícia ser feita? Não foi direcionado? Por favor!!!

    ResponderExcluir
  5. INJUSTIÇA E ALIENAÇÃO = POVO BRASILEIRO (parte final)
    Aí a gente analisa a opinião pública! Mas quem acusa o casal, eu pergunto (acompanhou o caso?) 90% não! Que opinião é essa? Já disse, é a necessidade do povo de querer uma história mais incomum do que um simples ladrão que a polícia não teve capacidade de pegar! Os acusadores não tem argumentos a não ser: Tadinha da mãe que aparece chorando/Eu vi na TV que eles são culpados/São os melhores profissionais do mundo/Se não foi eles quem foi (como se a polícia fosse infalível e incapaz de pegar o bandido)! Neste caso ficou gritante que a polícia não foi capaz! Ainda assim, o povo acredita nisso! Povo sem memória e alienado por tudo que houve na imprensa! Esquece que a imprensa é um negócio e não informação!
    Agora argumentos para rebater a defesa, e aceitar o ótvio isso não há! Este caso me mostrou que a imprensa tem realmente o poder de influenciar a opinião pública de tal forma que nem que seja uma história totalmente fantasiosa o povo acredita! Penso na seguinte hipótese: Suponha que a polícia tivesse encontrado marcas da mão de Ana Carolina Jatobá no lençol (o que se associaria a algo óbvio como: ela mecheu no lençol para arrumar, para trocar, etc.). No entanto, a polícia, seguindo o padrão do que fizeram com todos os indícios neste caso, diria que foi a Jatobá plantando bananeira para fazer apoio com os pés nas costas do Alexandre, enquanto ele jogava a menina, tudo baseado no depoimento da ex do Alexandre que alega que a Jatobá era do Cirque de Soleil... ainda assim, as pessoas acreditariam nesta hipótese, ao invés da mais óbvia. Para isso bastaria os amigos dos delegados – os especialistas da tv como Dr. Segurança, Sonia Abraão e Datena, entre outros e vocês acreditariam)! Outro dia eu vi um “especialista em segurança” dizer que não foi um erro não periciar chave, não verificar as unhas dos acusados na noite do crime! Como assim? Um especialista dizer algo assim? Dizer que é irrelevante? Difícil de entender, mas fácil para quem tem memória, quando o mesmo especialista numa gafe, na época do crime, diz que é amigo do delegado e da delegada de polícia envolvidos no caso!!!

    Só digo uma coisa! A INJUSTIÇA FOI FEITA! Eles, duas pessoas inocentes na cadeia! Eu sempre fui a favor, quando era simplista, alienado, a pena de morte! Hoje já não sou, pois a polícia não é capaz de fazer uma investigação isenta e profissional! Está muito atrás de qualquer polícia internacional! É uma vergonha! Mas aí, graças a alienação destes brasileiros, o poder da imprensa, eles conseguem ocultar e se manter no poder, ganhando fortunas as custas dos nossos impostos, fazendo nada direito! Desde quando algum serviço público é competente como foi gritado aos quatro ventos neste caso??? ACORDEM SOCIEDADE! Se a injustiça já foi feita, pelo menos acordem e enxerguem a realidade! Enxerguem que vocês são alienados! E o primeiro passo para se curarem? Não são alienados? Hummm! Mas espera aí! Esta polícia infalível e competente é a mesma que faz acordo com o PCC para fazer algumas prisões ou para acabar com rebeliões e estados de sítio da cidade de São Paulo! A mesma que incrimina pessoas todos os dias ao cometer assassinatos equivocados! Vocês esquecem rápido!!!

    ResponderExcluir
  6. Jean
    Obrigada por visitar o blog. Concordo com tudo o que voce postou aqui. Novamente venceu Barrabás!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.